Licença maternidade: direito da contratada temporariamente pelo Estado

1. Considerações preliminares sobre o quadro de pessoal do Estado O Estado, quando exerce as competências que lhe são impostas pelo ordenamento, necessita valer-se de um quadro de pessoal capaz de exteriorizar vontades e realizar comportamentos que satisfaçam as necessidades da coletividade. São necessários profissionais que, além da realização pessoal, componham uma estrutura voltada para…

TREINAMENTO – ESTÁGIO – Direito Administrativo – Advocacia Pública

Curso de formação – Noções básicas de Direito Administrativo   1.Funções do Estado   Estado/Poderes/funções:                  – o Estado, que se compõe de Poderes (segmentos estruturais em que se divide o poder geral e abstrato decorrente de sua soberania),  persegue determinados fins por meio de uma série de atividades que desenvolve através de seus órgãos e…

Jurisprudência nova, mudança na interpretação administrativa: irretroatividade da nova orientação

1.Situando o problema Em diversas situações, a Administração Pública depara-se com uma situação em que não há uma única e clara resposta normativa. Mesmo com cuidadosa análise do ordenamento, não é seguro que a solução indicada na esfera administrativa será a que posteriormente, após todo o processo de controle judicial, inclusive nas instâncias superiores, prevalecerá…

LINDB – artigo 22: O início de uma nova teoria das nulidades para os atos administrativos viciados?

1. Introdução Os conceitos de perfeição, vigência e eficácia dos atos administrativos ensejam algumas controvérsias doutrinárias. Considerando possíveis vícios de publicidade, tais noções foram examinadas em artigo específico sobre a matéria, já publicado no “Direito Administrativo Para Todos”. Não há dúvida, entretanto, que o mais antigo desafio que se enfrenta em relação aos comportamentos da…